SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28The second school group of Campinas/SP and its social coverage: analysis of the service profile (1912-1920)Gender and Education from an Incident Between two High Schools of the National University of La Plata (Argentina, 1928) author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


História da Educação

Print version ISSN 1414-3518On-line version ISSN 2236-3459

Abstract

SILVA, Marliane Porfirio da  and  VIVEIROS, Kilza Fernanda Moreira de. Representação da educação feminina em Assú (RN) pelas linhas e entrelinhas do jornal Brado Conservador (1876-1881). Hist. Educ. [online]. 2024, vol.28, e139167.  Epub Dec 31, 2024. ISSN 2236-3459.  https://doi.org/10.1590/2236-3459/139167.

Este trabalho se insere na área de pesquisa da História da Educação, com ênfase na representação da educação feminina, no jornal da cidade de Assú (RN), Brado Conservador (1876-1881). Esta pesquisa tem como objetivo identificar como os espaços sociais determinavam as representações em torno da educação feminina. Utilizamos de suporte teórico-metodológico a Nova História Cultural, que nos permitiu a compreensão da história dos cidadãos comuns e a caminhar por outros olhares que representam a sociedade oitocentista. Pelo viés da representação, de Chartier (2002), identificamos como o jornal serviu de influência na manutenção de ideais conservadores da época sobre a representação da educação feminina. Esta pesquisa também se fundamenta a partir das discussões acerca da história das mulheres, pelos escritos de Falci (2004), Duarte (2010) e Del Priore (2004; 2020), que contribuíram para a compreensão e problematização em torno da educação feminina, dentre seus limites e possibilidades.

Keywords : História da Educação; História das Mulheres; Jornal Brado Conservador; Representação Feminina.

        · abstract in English | Spanish | French     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )