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História da Educação
versión impresa ISSN 1414-3518versión On-line ISSN 2236-3459
Resumen
SILVA, Marliane Porfirio da y VIVEIROS, Kilza Fernanda Moreira de. Representação da educação feminina em Assú (RN) pelas linhas e entrelinhas do jornal Brado Conservador (1876-1881). Hist. Educ. [online]. 2024, vol.28, e139167. Epub 31-Dic-2024. ISSN 2236-3459. https://doi.org/10.1590/2236-3459/139167.
Este trabalho se insere na área de pesquisa da História da Educação, com ênfase na representação da educação feminina, no jornal da cidade de Assú (RN), Brado Conservador (1876-1881). Esta pesquisa tem como objetivo identificar como os espaços sociais determinavam as representações em torno da educação feminina. Utilizamos de suporte teórico-metodológico a Nova História Cultural, que nos permitiu a compreensão da história dos cidadãos comuns e a caminhar por outros olhares que representam a sociedade oitocentista. Pelo viés da representação, de Chartier (2002), identificamos como o jornal serviu de influência na manutenção de ideais conservadores da época sobre a representação da educação feminina. Esta pesquisa também se fundamenta a partir das discussões acerca da história das mulheres, pelos escritos de Falci (2004), Duarte (2010) e Del Priore (2004; 2020), que contribuíram para a compreensão e problematização em torno da educação feminina, dentre seus limites e possibilidades.
Palabras clave : História da Educação; História das Mulheres; Jornal Brado Conservador; Representação Feminina.












