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História da Educação

versión impresa ISSN 1414-3518versión On-line ISSN 2236-3459

Resumen

GARRIDO, Felipe Andres Zurita. A análise prosopográfica e o estudo dos intelectuais no campo educacional durante a Ditadura Civil Militar no Chile (1973-1990). Hist. Educ. [online]. 2024, vol.28, e136403.  Epub 30-Dic-2024. ISSN 2236-3459.  https://doi.org/10.1590/2236-3459/136403.

Este artigo apresenta resultados de uma pesquisa que buscou estudar a configuração histórica dos intelectuais que participaram da criação e implementação da política educacional da Ditadura Civil Militar no Chile (1973-1990). Metodologicamente, foi realizada uma análise prosopográfica estruturada com base na consulta de diversas fontes. Como resultado, são apresentados os principais dados das biografias individuais e a descrição dos perfis emergentes dentro do grupo desses intelectuais. As conclusões mostram um grupo majoritariamente masculino e originário de Santiago, de meia idade e com tempo médio curto em cargos públicos, com formação profissional variada desenvolvida em instituições nacionais e internacionais. Concluiu-se também que os perfis emergentes descrevem grupos variados, tanto na sua formação académica, composição dos seus membros e orientações ideológicas, tendo sido também possível identificar alguns profissionais com experiência relevante na área educativa e formação qualificada.

Palabras clave : Análise prosopográfica; Intelectuais; Campo educacional; Ditadura Civil Militar; Chile.

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