SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.7 número1O PROGRAMA BOLSA FAMÍLIA NO MUNICÍPIO DE ELÓI DE SOUZA/RN: a condicionalidade relativa à frequência escolar contribui para a permanência dos estudantes?NARRATIVAS DA TRADIÇÃO ORAL KUJUBINIANA: memória, identidade e cultura índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Exitus

versão On-line ISSN 2237-9460

Resumo

CORBETTA, Silvina. DA PROBLEMATIZAÇÃO SOCIAL PARA A PROBLEMATIZAÇÃO PÚBLICA DO DIREITO A EDUCAÇÃO DE IMIGRANTES INDÍGENAS EM CONTEXTOS URBANOS: a educação de meninos e meninas qom (toba) em Rosario, Santa Fe, Argentina (1986-1990). Rev. Exitus [online]. 2017, vol.7, n.1, pp.161-178.  Epub 15-Maio-2019. ISSN 2237-9460.  https://doi.org/10.24065/20177id.

A imigração Qom na cidade de Rosario, Santa Fe (Argentina) avançou nos anos 80, e a partir da análise das políticas públicas é chamada de problema público, decorrente de um problema social de dinamismo progressivo, resultante dos fluxos contínuos de imigrantes indígenas a cidade e, com eles, a chegada de crianças indígenas para escolas criolas instaladas nas proximidades do qual foi o primeiro assentamento Qom. O artigo constituiu-se com base no referencial teórico e conceitual que fornece estudos sobre as políticas públicas com foco nas três primeiras fases da política pública: (i) o surgimento e a percepção do problema, (ii) a entrada na agenda pública e (iii) a formulação e as deliberações acerca do programa de política. Como é indicado entre os atores o problema social? Como foi o processo que permitiu pela primeira vez constitui-se como uma questão pública, a educação das crianças imigrantes indígenas de Rosário no final dos anos 80 e início dos anos 90? Como surgiu nesse contexto atores indígenas? Que lutas, interesses de atores privados e fatores de colaboração diversos contribuiram com o surgimento das fases iniciais do ciclo de vida política citada? O artigo objetivou analisar o modo como se configura, fundamentalmente, a demanda educativa indígena de imigrantes internos através da educação. A abordagem metodológica é qualitativa. Os dados foram obtidos por meio de entrevistas, revisão da literatura e análise de documentos normativos.

Palavras-chave : Imigração Urbana Indígena; Educação Intercultural Bilíngue; Qom Comunidade.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Espanhol     · Espanhol ( pdf )