SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.7 número1O CURRÍCULO E O ESTÁGIO SUPERVISIONADO NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA NA AMAZÔNIALUGAR DE ALUNO É NA ESCOLA QUE DESENVOLVA CONHECIMENTOS índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Exitus

versão On-line ISSN 2237-9460

Resumo

PINHEIRO, Daiane  e  DUARTE, Sabrina Maiara de Sousa. PROFESSORES DO ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO E DE SALA DE AULA REGULAR: articulações e avaliações sobre o ensino e aprendizagem de alunos incluídos. Rev. Exitus [online]. 2017, vol.7, n.1, pp.254-268.  Epub 14-Maio-2019. ISSN 2237-9460.  https://doi.org/10.24065/20177id193.

O trabalho aborda o tema da educação inclusiva dando direcionamentos específicos de estudos às articulações entre professores do atendimento educacional especializado e professores de sala de aula regular. Aproximamos-nos da abordagem teórica dos Estudos Culturais em Educação, tornando possível entender que os sujeitos da educação especial são produzidos no contexto escolar e, portanto, nos espaços estudados assumem identidades de uma anormalidade evidenciada. Segundo experiências acadêmicas de estágio e atividades de pesquisa, observamos que muitos pressupostos políticos não estão sendo de fato efetivados nos contextos de ensino em que atuamos. A partir desses direcionamentos teóricos e políticos, o objetivo desse trabalho é conhecer as relações profissionais pedagógicas do professor de atendimento Educacional Especializado e do professor da sala de aula regular apontando possíveis efeitos na educação dos sujeitos público-alvo da inclusão educacional. O contexto da pesquisa se restringe a duas escolas municipais da cidade de Santarém-PA. Realizamos um levantamento dos instrumentos de planejamento e avaliação utilizados pelos professores com os alunos que apresentam Necessidades Educacionais Especiais. A partir desses dados inferimos análises que nos levaram a entender que a inclusão educacional ainda ancora discursos na incapacidade do sujeito, o que reflete diretamente nas ações e representações profissionais que circulam na escola. E assim, a própria referência à oferta de uma educação especializada passa a causar o estranhamento na escola, ou ainda, o carimbo que marca o sujeito com necessidades educacionais especiais.

Palavras-chave : Inclusão Educacional; Educação Especial; Avaliação.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )