SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.7 número2construcción y análisis de modelos exponenciales de forma: significativa: una experiencia de aprendizaje en el aula índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Exitus

versión On-line ISSN 2237-9460

Resumen

CASTRO, Raimundo Santos de  y  CALDEIRA, Ademir Donizeti. Entrelaçamentos e possibilidades dos jogos de linguagem matemáticos: seus usos na comunidade remanescente de Quilombos da Agrovila de Espera, Alcântara – MA. Rev. Exitus [online]. 2017, vol.7, n.2, pp.32-54.  Epub 14-Mayo-2019. ISSN 2237-9460.  https://doi.org/10.24065/2237-9460.2017v7n2id299.

Este texto apresenta as problematizações oriundas de uma pesquisa de doutorado em Educação desenvolvida na Universidade Federal de São Carlos – UFSCar. Trata-se de uma pesquisa do tipo etnográfica realizada junto à comunidade remanescente de quilombos da Agrovila de Espera, na cidade de Alcântara – MA, que teve por objetivo compreender o que está manifesto nas práticas matemáticas constituídas como jogos de linguagem matemáticos em uso nas atividades de trabalho e sobrevivência dos membros dessa comunidade, decodificando os efeitos de sentidos e significados mobilizados sobre elas. Propõe discutir as questões da filosofia de Wittgenstein, especialmente a de jogos de linguagem, para tentar compreender como essa noção pode ser apresentada em estudos em Educação Matemática. Na análise das práticas matemáticas, tendo por base a ação de empaneirar a farinha de mandioca, buscou destacar as interações e influências dos jogos de linguagem postos em usos com o ambiente sociocultural nos quais se desenvolvem, a partir de suas atividades cotidianas e as interações produzidas entre os jogos de linguagem matemáticos e os sentidos e significados produzidos pelos membros da comunidade para aquilo que os mesmos elaboram como elemento que lhes possibilitem garantir a sobrevivência por meio de seu trabalho.

Palabras clave : Wittgenstein; Etnomatemática; Quilombolas.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )