SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.7 issue2Interlacements and possibilities of the mathematical language games: its uses in the remaining Quilombos community of Agrovila, Alcântara-MAA teaching case about the decimal numbering system as a means of identification and knowledge elaboration of mathematics future teachers author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Exitus

On-line version ISSN 2237-9460

Abstract

SOUSA, Emerson Silva de; VIALI, Lorí  and  RAMOS, Maurivan Güntzel. Construção e análise de modelos exponenciais de forma significativa: uma experiência de ensino em sala de aula. Rev. Exitus [online]. 2017, vol.7, n.2, pp.55-73.  Epub May 15, 2019. ISSN 2237-9460.  https://doi.org/10.24065/2237-9460.2017v7n2id302.

O presente artigo tem por objetivo descrever uma atividade que se deu pela construção e análise de alguns modelos matemáticos no contexto do estudo de funções exponenciais, utilizando dados empíricos e tendo como auxílio o uso de ferramentas da informática. Busca-se identificar nesse processo alguns elementos da Teoria de Aprendizagem Significativa. A atividade foi realizada dentro de uma disciplina de Pré-Cálculo com estudantes de vários cursos de graduação de uma universidade pública no Estado do Pará. Após a realização da atividade, os estudantes demonstraram ter compreendido os conceitos e propriedades relacionados às funções exponenciais, sinalizando um interesse maior pelo tema, pois puderam identificar sua aplicação em várias áreas do conhecimento, além da oportunidade de aprender e trabalhar com algumas ferramentas da informática como o Excel e o GeoGebra.

Keywords : Modelos Matemáticos; Funções Exponenciais; Aprendizagem Significativa.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )