SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.7 número2Entrelazamientos y posibilidades de los juegos de lenguaje matemático: sus usos en la comunidad restante de Quilombos de Agrovila, Alcântara-MAUn caso de un medio de identificación y conocimiento de la formación de futuros profesores de matemáticas de enseñanza acerca de el como de sistema de numeración decimal índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Exitus

versión On-line ISSN 2237-9460

Resumen

SOUSA, Emerson Silva de; VIALI, Lorí  y  RAMOS, Maurivan Güntzel. Construção e análise de modelos exponenciais de forma significativa: uma experiência de ensino em sala de aula. Rev. Exitus [online]. 2017, vol.7, n.2, pp.55-73.  Epub 15-Mayo-2019. ISSN 2237-9460.  https://doi.org/10.24065/2237-9460.2017v7n2id302.

O presente artigo tem por objetivo descrever uma atividade que se deu pela construção e análise de alguns modelos matemáticos no contexto do estudo de funções exponenciais, utilizando dados empíricos e tendo como auxílio o uso de ferramentas da informática. Busca-se identificar nesse processo alguns elementos da Teoria de Aprendizagem Significativa. A atividade foi realizada dentro de uma disciplina de Pré-Cálculo com estudantes de vários cursos de graduação de uma universidade pública no Estado do Pará. Após a realização da atividade, os estudantes demonstraram ter compreendido os conceitos e propriedades relacionados às funções exponenciais, sinalizando um interesse maior pelo tema, pois puderam identificar sua aplicação em várias áreas do conhecimento, além da oportunidade de aprender e trabalhar com algumas ferramentas da informática como o Excel e o GeoGebra.

Palabras clave : Modelos Matemáticos; Funções Exponenciais; Aprendizagem Significativa.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )