SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.7 número2construcción y análisis de modelos exponenciales de forma: significativa: una experiencia de aprendizaje en el aulaProblematización de prácticas socio-culturales en la formación de profesores de Matemática índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Exitus

versión On-line ISSN 2237-9460

Resumen

OLIVEIRA, Raquel Gomes de. Um caso de ensino sobre o sistema de numeração decimal como meio de identificação e formação de saberes de futuros professores de matemática. Rev. Exitus [online]. 2017, vol.7, n.2, pp.74-99.  Epub 16-Mayo-2019. ISSN 2237-9460.  https://doi.org/10.24065/2237-9460.2017v7n2id301.

Este artigo aborda uma pesquisa qualitativa interpretativa que analisou a utilização de um caso de ensino como meio de identificação e de elaboração de saberes docentes de licenciandos do curso de Matemática, de uma universidade pública do interior de São Paulo. O caso de ensino versava sobre o Sistema de Numeração Decimal (SND) e oportunizou aos licenciandos a vivência do processo de diagnóstico, de compreensão de dificuldades e de avaliação em situações didático-pedagógicas. A análise dos resultados evidenciou que a clareza dos licenciandos quanto às características do SND, em termos de agrupamento e posicionalidade, mostra-se pertinente para a elaboração de saberes docentes referentes à compreensão da natureza e da origem dos erros cometidos pelos alunos do caso de ensino. Igualmente essa clareza permitiu realizar questões e ações relacionadas à prática pedagógica. Os resultados indicam que saberes docentes podem ser desenvolvidos a partir da qualidade da relação entre o saber do licenciando e o saber apresentado pelos alunos no processo de ensino e aprendizagem. Concluiu-se que as simulações didático-pedagógicas vivenciadas em um caso de ensino podem ser entendidas como meio de desenvolvimento de saberes docentes na formação inicial de professores.

Palabras clave : Caso de Ensino; Sistema de Numeração Decimal; Saberes e Formação de Professores.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )