SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.7 número2Construção e análise de modelos exponenciais de forma significativa: uma experiência de ensino em sala de aulaProblematização de práticas socioculturais na formação de professores de Matemática índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Exitus

versão On-line ISSN 2237-9460

Resumo

OLIVEIRA, Raquel Gomes de. Um caso de ensino sobre o sistema de numeração decimal como meio de identificação e formação de saberes de futuros professores de matemática. Rev. Exitus [online]. 2017, vol.7, n.2, pp.74-99.  Epub 16-Maio-2019. ISSN 2237-9460.  https://doi.org/10.24065/2237-9460.2017v7n2id301.

Este artigo aborda uma pesquisa qualitativa interpretativa que analisou a utilização de um caso de ensino como meio de identificação e de elaboração de saberes docentes de licenciandos do curso de Matemática, de uma universidade pública do interior de São Paulo. O caso de ensino versava sobre o Sistema de Numeração Decimal (SND) e oportunizou aos licenciandos a vivência do processo de diagnóstico, de compreensão de dificuldades e de avaliação em situações didático-pedagógicas. A análise dos resultados evidenciou que a clareza dos licenciandos quanto às características do SND, em termos de agrupamento e posicionalidade, mostra-se pertinente para a elaboração de saberes docentes referentes à compreensão da natureza e da origem dos erros cometidos pelos alunos do caso de ensino. Igualmente essa clareza permitiu realizar questões e ações relacionadas à prática pedagógica. Os resultados indicam que saberes docentes podem ser desenvolvidos a partir da qualidade da relação entre o saber do licenciando e o saber apresentado pelos alunos no processo de ensino e aprendizagem. Concluiu-se que as simulações didático-pedagógicas vivenciadas em um caso de ensino podem ser entendidas como meio de desenvolvimento de saberes docentes na formação inicial de professores.

Palavras-chave : Caso de Ensino; Sistema de Numeração Decimal; Saberes e Formação de Professores.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )