SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.7 número2Problematización de prácticas socio-culturales en la formación de profesores de MatemáticaEtnomatemática: una aproximación al trabajo como principio educativo índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Exitus

versión On-line ISSN 2237-9460

Resumen

ARAUJO, Carlos Alberto Pedroso; SANTOS, Juliana da Ponte  y  MEIRELES, Juliane Conceição de. Uma proposta de investigação tecnológica na educação básica: aliando o ensino de Matemática e a Robótica Educacional. Rev. Exitus [online]. 2017, vol.7, n.2, pp.127-149.  Epub 15-Mayo-2019. ISSN 2237-9460.  https://doi.org/10.24065/2237-9460.2017v7n2id304.

O presente artigo mostra desdobramentos de pesquisas realizadas, envolvendo recursos computacionais. O ponto de partida ocorreu com o estudo, elaboração, planejamento e execução de métodos e procedimentos de ensino e aprendizagem de conceitos matemáticos e suas relações com a robótica educacional. O objetivo central foi o de produzir adaptações de aprendizagens, a partir da articulação entre diretrizes de pesquisas e investigações realizadas no campo experimental da computação e da matemática. Os encaminhamentos da investigação, realizada entre os anos de 2014 e 2015, em uma Escola da Educação Básica, no Município de Santarém/PA, contou com a participação de 17 alunos, uma professora da rede pública de ensino e quatro pesquisadores que atuam em diferentes níveis de ensino. A organização teórica e metodológica desta pesquisa foi pautada em princípios advindos da Teoria da Atividade e da pesquisa exploratória, com elementos da pesquisa qualitativa. A etapa desenvolvida na escola foi antecedida pela organização de um conjunto de atividades, voltadas para as aprendizagens de conceitos matemáticos no ensino fundamental, produzidas no Laboratório de Robótica Educacional Aplicado à Educação Matemática – LRE/EDUMAT, vinculado a UFOPA. Os resultados da pesquisa mostram a elaboração de cenários de atividades e procedimentos instrumentais, visando a possibilidade de ações relativas a experiências educacionais realizadas com robôs, na educação básica. Somados a esse aspecto, o exercício cognitivo de habilidades e competências relacionais e articuladas com aspectos curriculares, promoveu aos envolvidos um ambiente propício para o desenvolvimento de uma ação pedagógica, tendo como foco possível a problematização de situações didáticas, objetivando o despertar do trabalho colaborativo e o estímulo, por parte dos integrantes, em relação à pesquisa.

Palabras clave : Robótica Educacional; Ensino de Matemática; Teoria da Atividade.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )