SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.7 issue2A proposal for technological research in basic education: combining the teaching of Mathematics and Educational RoboticsLive traces: game of scenes in (im)possible writing folds in education research (Mathematics) author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Exitus

On-line version ISSN 2237-9460

Abstract

COSTA, Claudio Fernandes da. Etnomatemática: uma aproximação com o trabalho como princípio educativo. Rev. Exitus [online]. 2017, vol.7, n.2, pp.150-172.  Epub May 15, 2019. ISSN 2237-9460.  https://doi.org/10.24065/2237-9460.2017v7n2id305.

Este texto tem como objetivo aprofundar estudos sobre a centralidade do trabalho, como princípio educativo, a partir da perspectiva ontológica, materialista e dialética, em Marx, e relacioná-lo/aproximá-lo com a Etnomatemática como concebida por Ubiratan D`Ambrosio. Neste sentido, buscamos identificar aspectos ontológicos na/da formulação Etnomatemática d`ambrosiana que contribuem para a referida aproximação, bem como vislumbrar o seu potencial político-pedagógico. Por outro lado, examinamos o fato de que, embora não seja descartado, o princípio educativo do trabalho não é central na prática e na pesquisa em Etnomatemática, inspirada no Programa lakatosiano. Para atingir tais objetivos, além dos dois autores principais, nos apoiamos, ainda, em Barata-Moura (2008), Duayer (2010, 2015), Ferreira (2007), Frigotto (2005, 2015), e Miarka (2011). Os resultados e conclusões parciais deste trabalho teórico apontam, por um lado, a sintonia e relevância teórico-pedagógica da referida aproximação, para pesquisas e práticas que tomam como base a ontologia da Etnomatemática d’ambrosiana. Por outro lado, indicam uma “diferença substantiva” entre a “dinâmica” e o relativismo do Programa de Pesquisa lakatosiano e o Programa Etnomatemática d`ambrosiano, razão pela qual entendemos que a prática e a pesquisa em Etnomatemática, embora admitam o trabalho, não identificam nem se relacionam com a relevância ontológica desta categoria.

Keywords : Programa; Etnomatemática; Trabalho como Princípio Educativo; Ontologia.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )