SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.7 número2Uma proposta de investigação tecnológica na educação básica: aliando o ensino de Matemática e a Robótica EducacionalTraços vivos: jogos de cenas nas (im)possíveis dobras da escrita na pesquisa em educação (Matemática) índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Exitus

versão On-line ISSN 2237-9460

Resumo

COSTA, Claudio Fernandes da. Etnomatemática: uma aproximação com o trabalho como princípio educativo. Rev. Exitus [online]. 2017, vol.7, n.2, pp.150-172.  Epub 15-Maio-2019. ISSN 2237-9460.  https://doi.org/10.24065/2237-9460.2017v7n2id305.

Este texto tem como objetivo aprofundar estudos sobre a centralidade do trabalho, como princípio educativo, a partir da perspectiva ontológica, materialista e dialética, em Marx, e relacioná-lo/aproximá-lo com a Etnomatemática como concebida por Ubiratan D`Ambrosio. Neste sentido, buscamos identificar aspectos ontológicos na/da formulação Etnomatemática d`ambrosiana que contribuem para a referida aproximação, bem como vislumbrar o seu potencial político-pedagógico. Por outro lado, examinamos o fato de que, embora não seja descartado, o princípio educativo do trabalho não é central na prática e na pesquisa em Etnomatemática, inspirada no Programa lakatosiano. Para atingir tais objetivos, além dos dois autores principais, nos apoiamos, ainda, em Barata-Moura (2008), Duayer (2010, 2015), Ferreira (2007), Frigotto (2005, 2015), e Miarka (2011). Os resultados e conclusões parciais deste trabalho teórico apontam, por um lado, a sintonia e relevância teórico-pedagógica da referida aproximação, para pesquisas e práticas que tomam como base a ontologia da Etnomatemática d’ambrosiana. Por outro lado, indicam uma “diferença substantiva” entre a “dinâmica” e o relativismo do Programa de Pesquisa lakatosiano e o Programa Etnomatemática d`ambrosiano, razão pela qual entendemos que a prática e a pesquisa em Etnomatemática, embora admitam o trabalho, não identificam nem se relacionam com a relevância ontológica desta categoria.

Palavras-chave : Programa; Etnomatemática; Trabalho como Princípio Educativo; Ontologia.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )