SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.7 número2Etnomatemática: una aproximación al trabajo como principio educativoPrácticas socioculturales xerentes en comunidades de práctica índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Exitus

versión On-line ISSN 2237-9460

Resumen

MARIM, Marcia Maria Bento  y  FARIAS, Kátia Sebastiana Carvalho dos Santos. Traços vivos: jogos de cenas nas (im)possíveis dobras da escrita na pesquisa em educação (Matemática). Rev. Exitus [online]. 2017, vol.7, n.2, pp.173-190.  Epub 15-Mayo-2019. ISSN 2237-9460.  https://doi.org/10.24065/2237-9460.2017v7n2id306.

Este texto tem por objetivo mobilizar exemplos de práticas de escrita no estilo de ‘jogos de cenas’ constituídos sob um ponto de vista teórico-metodológico inspirado nos modos de filosofar de Ludwig Wittgenstein e Jacques Derrida. Esta mobilização se utiliza do entrelaçamento das noções de ‘jogos de linguagem’ de Wittgenstein e ‘escritura’ de Derrida para possibilitar o entendimento do ato de escrita da pesquisa científico-acadêmica como atos narrativos que envolvem a encenação corporal das práticas culturais da escrita e da fala, verbais e não verbais, isto é, a ação de corpos humanos e não humanos orientados por gramáticas diferenciadas e idiossincráticas em uma performance da linguagem. Com o propósito de exemplificar um possível modo de como pode-se constituir jogos de cenas nesta perspectiva fizemos uso de ‘recortes’ e ‘colagens’. Por ‘recorte’ queremos significar a retirada de um enunciado (proferimento) do contexto em que ele é enunciado. Por ‘colagem’ queremos significar a sua inserção em um novo contexto, naquele em que reaparece. É este duplo movimento diferencial que o nosso ver derridiano-wittgensteiniano caracteriza o ato da citação e é essa citação que recoloca em ação o enunciado performativo que opera neste estilo de escrita que vem abrindo espaços para modos outros de se proceder à constituição do texto cientifico-acadêmico na história da educação (matemática): a escrita dialógica.

Palabras clave : Jogos de Cenas; Educação Matemática; Desconstrucionismo Derridiano.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )