SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.7 issue2Live traces: game of scenes in (im)possible writing folds in education research (Mathematics)Concepts of interdisciplinarity according to science teachers in Santarém – in the state of Pará, Brazil author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Exitus

On-line version ISSN 2237-9460

Abstract

MELO, Elisangela Aparecida Pereira de  and  GONCALVES, Tadeu Oliver. Práticas socioculturais xerente em comunidades de prática. Rev. Exitus [online]. 2017, vol.7, n.2, pp.191-215.  Epub May 20, 2019. ISSN 2237-9460.  https://doi.org/10.24065/2237-9460.2017v7n2id311.

Este artigo apresenta às interconexões entre as práticas socioculturais do povo Xerente, em especial, as relações de pertencimentos dos indígenas às metades clânicas patrilineares – Doi e Wahirê e as matemáticas evidenciadas nas simbologias das pinturas corporais dessas metades clânicas e subclânicas. Na perspectiva do dialogo intercultural, objetivamos investigar as matemáticas que emergem nas simbologias das pinturas corporais Doi e Wahirê, de modo a questionar em que termos dos saberes e dos fazeres destas práticas podem balizar aprendizagens para o ensino das matemáticas, nas escolas indígenas? As articulações teóricas e metodológicas deram-se, a partir da teoria de comunidades de prática proposta por Wenger (2001); a investigação foi desenvolvida mediante a abordagem da pesquisa qualitativa etnográfica. As recolhas de informações foram obtidas nos contextos comunitários da aldeia Porteira e Salto, com os indígenas. As análises apontam que as simbologias das pinturas corporais a partir da negociação coletiva com a comunidade podem contribuir com a criação e recriação de novas aprendizagens matemáticas professores e estudantes indígenas e não indígenas.

Keywords : Práticas Socioculturais Xerente; Relações de pertencimentos; Pinturas Corporais; Ensino e Aprendizagens das Matemáticas.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )