SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.7 número2Trazados vivos: juegos de escenas en las (in) posibles dobras de la escritura en la investigación en educación (Matemática)Conceptos de interdisciplinariedad según profesoras/es de ciencias en Santarém – Pará índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Exitus

versión On-line ISSN 2237-9460

Resumen

MELO, Elisangela Aparecida Pereira de  y  GONCALVES, Tadeu Oliver. Práticas socioculturais xerente em comunidades de prática. Rev. Exitus [online]. 2017, vol.7, n.2, pp.191-215.  Epub 20-Mayo-2019. ISSN 2237-9460.  https://doi.org/10.24065/2237-9460.2017v7n2id311.

Este artigo apresenta às interconexões entre as práticas socioculturais do povo Xerente, em especial, as relações de pertencimentos dos indígenas às metades clânicas patrilineares – Doi e Wahirê e as matemáticas evidenciadas nas simbologias das pinturas corporais dessas metades clânicas e subclânicas. Na perspectiva do dialogo intercultural, objetivamos investigar as matemáticas que emergem nas simbologias das pinturas corporais Doi e Wahirê, de modo a questionar em que termos dos saberes e dos fazeres destas práticas podem balizar aprendizagens para o ensino das matemáticas, nas escolas indígenas? As articulações teóricas e metodológicas deram-se, a partir da teoria de comunidades de prática proposta por Wenger (2001); a investigação foi desenvolvida mediante a abordagem da pesquisa qualitativa etnográfica. As recolhas de informações foram obtidas nos contextos comunitários da aldeia Porteira e Salto, com os indígenas. As análises apontam que as simbologias das pinturas corporais a partir da negociação coletiva com a comunidade podem contribuir com a criação e recriação de novas aprendizagens matemáticas professores e estudantes indígenas e não indígenas.

Palabras clave : Práticas Socioculturais Xerente; Relações de pertencimentos; Pinturas Corporais; Ensino e Aprendizagens das Matemáticas.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )