SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.7 número2Prácticas socioculturales xerentes en comunidades de prácticaConcepciones de profesoras de Ciencias sobre en la enseñanza de las Ciencias índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Exitus

versión On-line ISSN 2237-9460

Resumen

PARENTE, Nathália Prado Oliveira  y  NOVAIS, Jaílson Santos de. Conceitos de interdisciplinaridade segundo professoras(es) de ciências em Santarém – Pará. Rev. Exitus [online]. 2017, vol.7, n.2, pp.217-236.  Epub 20-Mayo-2019. ISSN 2237-9460.  https://doi.org/10.24065/2237-9460.2017v7n2id308.

Esse trabalho objetivou acessar os conceitos que professoras(es) de Ciências têm a respeito do termo interdisciplinaridade e palavras correlatas (multi, pluri e transdisciplinaridade). Os sujeitos da pesquisa foram professoras(es) de Ciências que atuam na rede municipal de ensino em Santarém, Pará. Os dados obtidos por meio de questionários foram analisados segundo a técnica do Discurso do Sujeito Coletivo (DSC). Constatou-se que as(os) professoras(es) já ouviram falar sobre o conceito de interdisciplinaridade, bem como o diferenciam de forma superficial de termos correlatos. As ideias centrais encontradas orientando os DSC foram: “Interdisciplinaridade é a interação entre as disciplinas ou áreas do conhecimento”; “Interdisciplinaridade como uma proposta de trabalho da escola, a fim de reunir as disciplinas”; “Multidisciplinaridade reúne várias disciplinas, sem relação direta, trabalhando o mesmo tema”; “Interdisciplinaridade envolve algumas disciplinas e multidisciplinaridade envolve todas as disciplinas”; “Pluridisciplinaridade é o agrupamento das disciplinas de forma ampla”; “Pluridisciplinaridade envolve relação entre diferentes disciplinas”; e “Na transdisciplinaridade, observamos o grau máximo de interação disciplinar”. Conclui-se que iniciativas de formação continuada poderão ampliar a visão dos sujeitos entrevistados sobre o que é interdisciplinaridade, bem como sobre como cada um(a) pode, a partir da reflexão sobre suas práticas docentes, pô-la em ação.

Palabras clave : Discurso do Sujeito Coletivo; Ensino de Ciências; Multidisciplinaridade.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )