SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.7 número2Práticas socioculturais xerente em comunidades de práticaConcepções de professoras de Ciências sobre o ensino de Ciências índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Exitus

versão On-line ISSN 2237-9460

Resumo

PARENTE, Nathália Prado Oliveira  e  NOVAIS, Jaílson Santos de. Conceitos de interdisciplinaridade segundo professoras(es) de ciências em Santarém – Pará. Rev. Exitus [online]. 2017, vol.7, n.2, pp.217-236.  Epub 20-Maio-2019. ISSN 2237-9460.  https://doi.org/10.24065/2237-9460.2017v7n2id308.

Esse trabalho objetivou acessar os conceitos que professoras(es) de Ciências têm a respeito do termo interdisciplinaridade e palavras correlatas (multi, pluri e transdisciplinaridade). Os sujeitos da pesquisa foram professoras(es) de Ciências que atuam na rede municipal de ensino em Santarém, Pará. Os dados obtidos por meio de questionários foram analisados segundo a técnica do Discurso do Sujeito Coletivo (DSC). Constatou-se que as(os) professoras(es) já ouviram falar sobre o conceito de interdisciplinaridade, bem como o diferenciam de forma superficial de termos correlatos. As ideias centrais encontradas orientando os DSC foram: “Interdisciplinaridade é a interação entre as disciplinas ou áreas do conhecimento”; “Interdisciplinaridade como uma proposta de trabalho da escola, a fim de reunir as disciplinas”; “Multidisciplinaridade reúne várias disciplinas, sem relação direta, trabalhando o mesmo tema”; “Interdisciplinaridade envolve algumas disciplinas e multidisciplinaridade envolve todas as disciplinas”; “Pluridisciplinaridade é o agrupamento das disciplinas de forma ampla”; “Pluridisciplinaridade envolve relação entre diferentes disciplinas”; e “Na transdisciplinaridade, observamos o grau máximo de interação disciplinar”. Conclui-se que iniciativas de formação continuada poderão ampliar a visão dos sujeitos entrevistados sobre o que é interdisciplinaridade, bem como sobre como cada um(a) pode, a partir da reflexão sobre suas práticas docentes, pô-la em ação.

Palavras-chave : Discurso do Sujeito Coletivo; Ensino de Ciências; Multidisciplinaridade.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )