SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.7 número2Conceitos de interdisciplinaridade segundo professoras(es) de ciências em Santarém – ParáA construção de conceitos em botânica a partir de uma sequência didática interativa proposições para o ensio de Ciências índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Exitus

versão On-line ISSN 2237-9460

Resumo

DAVILA, Eliziane da Silva; FOLMER, Vanderlei  e  PUNTEL, Robson Luiz. Concepções de professoras de Ciências sobre o ensino de Ciências. Rev. Exitus [online]. 2017, vol.7, n.2, pp.237-261.  Epub 20-Maio-2019. ISSN 2237-9460.  https://doi.org/10.24065/2237-9460.2017v7n2id312.

O trabalho docente está atrelado a vários fatores, entre eles, às concepções que os professores possuem e que acabam por refletir na sala de aula. Em função disso, se torna relevante investigar este conhecimento para entender e guiar as práticas pedagógicas. Neste sentido, este trabalho teve como finalidade analisar as concepções de professores de Ciências da rede municipal de educação da cidade de Uruguaiana – RS sobre os objetivos do ensino de ciências e como deve ser sua abordagem em sala de aula. Para este estudo foi aplicado um questionário para as professoras de Ciências desta rede de ensino. Os dados foram analisados a partir da Análise Textual Discursiva (ATD), onde verificamos que os relatos das professoras estavam em consonância com os documentos oficiais de educação do Brasil e com a compreensão de ensino de ciências da contemporaneidade abordado nas pesquisas da área de Educação em Ciências. A partir dos resultados deste estudo podemos refletir em que direção seguir para auxiliar na melhoria dos processos educacionais dentro do ensino de ciências.

Palavras-chave : Ensino de Ciências; Concepções; Ensino Fundamental.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )