SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.7 número2Concepciones de profesoras de Ciencias sobre en la enseñanza de las CienciasPerspectivas sobre la educación cientifica em la enseñanza primaria y secudaria: reflexiones sobre la educación transformadora índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Exitus

versión On-line ISSN 2237-9460

Resumen

MOUL, Renato Araújo Torres de Melo  y  SILVA, Flávia Carolina Lins da. A construção de conceitos em botânica a partir de uma sequência didática interativa proposições para o ensio de Ciências. Rev. Exitus [online]. 2017, vol.7, n.2, pp.262-282.  Epub 17-Mayo-2018. ISSN 2237-9460.  https://doi.org/10.24065/2237-9460.2017v7n2id313.

A botânica, uma das áreas de estudo da Biologia, é vista por muitos docentes como um obstáculo para a transposição didática. O ensino de botânica por vezes se dá de forma desarticulada e desprovido de contextualização, numa abordagem que dificulta a adequada aprendizagem dos conceitos. A fim de compreender a construção dos conceitos científicos de vinte e quatro estudantes do Ensino Médio acerca de temas em botânica, empregamos a Sequência Didática Interativa (SDI), com o acompanhamento da elaboração do conhecimento por etapas e em interação com os pares. Como resultado, observou-se que muitas concepções dos estudantes são reafirmadas após a sequência didática, novos conceitos aparecem na formulação de argumentos e ainda, se produz uma visão holística, articulando as plantas entre os diversos níveis de organização em Biologia.

Palabras clave : Ensino; Conceitos; Botânica.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )