SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.7 issue2The construction of botanical concepts from an interactive didactic sequence: propositions for the teaching of SciencesWill you only work if you get the funds? Management, moral regulation and schools in the metropolitan periphery (córdoba, argentina) author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Exitus

On-line version ISSN 2237-9460

Abstract

SILVA, Alexandre Fernando da; FERREIRA, José Heleno  and  VIERA, Carlos Alexandre. O ensino de Ciências no ensino fundamental e médio: reflexões e perspectivas sobre a educação transformadora. Rev. Exitus [online]. 2017, vol.7, n.2, pp.283-304.  Epub May 16, 2019. ISSN 2237-9460.  https://doi.org/10.24065/2237-9460.2017v7n2id314.

O presente trabalho tem por objetivo discutir o ensino de ciências naturais nos anos iniciais do ensino fundamental e nível médio, sua importância na formação de cidadãos e no desenvolvimento social e econômico do país. Inicialmente descreve um breve histórico e as influências que permearam do ensino de ciências no Brasil e a construção de legislações que regem as bases curriculares atuais. A partir deste histórico apresenta o contexto atual através de estatísticas governamentais e estabelece comparativo entre o nível educacional brasileiro e os padrões internacionais de referência em ensino. Diante dos parâmetros descritos discute as causas dos níveis nacionais e alternativas didáticas para melhoria do ensino, aplicáveis no cotidiano da sala de aula. Dentre estas metodologias, destaca-se o ensino voltado a formação de cidadãos críticos e conscientes de sua condição de mundo através do ensino de ciências e como este caminho pode ser viável na construção de um país de indivíduos com saberes científicos e ativos perante os problemas da sociedade.

Keywords : Ensino de Ciências; Educação Transformadora; Sociedade.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )