SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.7 número2A construção de conceitos em botânica a partir de uma sequência didática interativa proposições para o ensio de CiênciasSó irão trabalhar se receberem o financiamento? Management, regulação moral e escolas da periferia metropolitana (córdoba, argentina) índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Exitus

versão On-line ISSN 2237-9460

Resumo

SILVA, Alexandre Fernando da; FERREIRA, José Heleno  e  VIERA, Carlos Alexandre. O ensino de Ciências no ensino fundamental e médio: reflexões e perspectivas sobre a educação transformadora. Rev. Exitus [online]. 2017, vol.7, n.2, pp.283-304.  Epub 16-Maio-2019. ISSN 2237-9460.  https://doi.org/10.24065/2237-9460.2017v7n2id314.

O presente trabalho tem por objetivo discutir o ensino de ciências naturais nos anos iniciais do ensino fundamental e nível médio, sua importância na formação de cidadãos e no desenvolvimento social e econômico do país. Inicialmente descreve um breve histórico e as influências que permearam do ensino de ciências no Brasil e a construção de legislações que regem as bases curriculares atuais. A partir deste histórico apresenta o contexto atual através de estatísticas governamentais e estabelece comparativo entre o nível educacional brasileiro e os padrões internacionais de referência em ensino. Diante dos parâmetros descritos discute as causas dos níveis nacionais e alternativas didáticas para melhoria do ensino, aplicáveis no cotidiano da sala de aula. Dentre estas metodologias, destaca-se o ensino voltado a formação de cidadãos críticos e conscientes de sua condição de mundo através do ensino de ciências e como este caminho pode ser viável na construção de um país de indivíduos com saberes científicos e ativos perante os problemas da sociedade.

Palavras-chave : Ensino de Ciências; Educação Transformadora; Sociedade.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )