SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.7 número2O ensino de Ciências no ensino fundamental e médio: reflexões e perspectivas sobre a educação transformadoraÉtica e estética na formação humana índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Exitus

versão On-line ISSN 2237-9460

Resumo

BOCCHIO, Maria Cecilia  e  GRINBERG, Silvia Mariela. Só irão trabalhar se receberem o financiamento? Management, regulação moral e escolas da periferia metropolitana (córdoba, argentina). Rev. Exitus [online]. 2017, vol.7, n.2, pp.306-330.  Epub 17-Maio-2019. ISSN 2237-9460.  https://doi.org/10.24065/2237-9460.2017v7n2id315.

As políticas educativas na era do management, associadas à “Nova Gestão Pública” (NGP), vêm exercendo desde a década dos anos 90, efeitos claros na vida das escolas que, no contexto argentino, adquirem dinâmicas, formas e efeitos específicos que regulam a moral e as práticas dos gestores, apelando ao componente ético do seu trabalho. Este artigo enquadra-se numa investigação que analisa o trabalho do diretor escolar e os processos de regulação das políticas educativas orientadas a garantir a escolaridade secundária. Apresentamos um estudo de caso onde se aborda o trabalho do diretor de uma escola situada na periferia da cidade de Córdoba, onde assistem alunos evadidos em processos crescentes de pauperização social. Hipotetizamos que o compromiso com os alunos e as suas demandas sociais insatisfeitas transformam-se no motor que regula moralmente ao diretor e obliga ele a trabalhar, mesmo sem receber o financiamento para os projetos que o Ministério deve fornecer.

Palavras-chave : Diretor Escolar; Management; Regulação Moral.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Espanhol     · Espanhol ( pdf )