SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.7 issue2Will you only work if you get the funds? Management, moral regulation and schools in the metropolitan periphery (córdoba, argentina)The work of the multidisciplinary team student assistance in the IFCE - campus Fortaleza /CE author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Exitus

On-line version ISSN 2237-9460

Abstract

CHAVES, Amanda Pires  and  GOERGEN, Pedro Laudinor. Ética e estética na formação humana. Rev. Exitus [online]. 2017, vol.7, n.2, pp.331-349.  Epub May 17, 2019. ISSN 2237-9460.  https://doi.org/10.24065/2237-9460.2017v7n2id316.

Este artigo analisa a relação entre racionalidade, ética e estética na formação humana no contexto contemporâneo. Iniciando com o desenvolvimento da ciência e tecnologia e o debate sobre o processo de globalização, constata-se os limites e desafios do processo moderno de racionalização que se tornou o foco central e unilateral de todo o processo formativo. Na sequência, defende-se, com vistas a um conceito de formação integral do ser humano, a revalorização das dimensões ética e estética, na perspectiva mais ampla do cuidado de si. O objetivo é argumentar em defesa de um modelo de formação integral para as instituições educacionais em todos os níveis. Concluindo, argumenta em prol da formação de sujeitos críticos, corresponsáveis socialmente, capazes de agir como cidadãos na perspectiva do bem-estar social, em um cenário contemporâneo capitalista e globalizado, pleno de contradições, incertezas, desigualdades e injustiças sociais.

Keywords : Racionalidade Moderna; Ética; Estética.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )