SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.7 número2¿Sólo van a trabajar si reciben los fondos? Management, regulación moral y escuelas en la periferia metropolitana (córdoba, argentina)El trabajo del equipo multidisciplinario de asistencia del estudiante en el campus IFCE Fortaleza/CE índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Exitus

versión On-line ISSN 2237-9460

Resumen

CHAVES, Amanda Pires  y  GOERGEN, Pedro Laudinor. Ética e estética na formação humana. Rev. Exitus [online]. 2017, vol.7, n.2, pp.331-349.  Epub 17-Mayo-2019. ISSN 2237-9460.  https://doi.org/10.24065/2237-9460.2017v7n2id316.

Este artigo analisa a relação entre racionalidade, ética e estética na formação humana no contexto contemporâneo. Iniciando com o desenvolvimento da ciência e tecnologia e o debate sobre o processo de globalização, constata-se os limites e desafios do processo moderno de racionalização que se tornou o foco central e unilateral de todo o processo formativo. Na sequência, defende-se, com vistas a um conceito de formação integral do ser humano, a revalorização das dimensões ética e estética, na perspectiva mais ampla do cuidado de si. O objetivo é argumentar em defesa de um modelo de formação integral para as instituições educacionais em todos os níveis. Concluindo, argumenta em prol da formação de sujeitos críticos, corresponsáveis socialmente, capazes de agir como cidadãos na perspectiva do bem-estar social, em um cenário contemporâneo capitalista e globalizado, pleno de contradições, incertezas, desigualdades e injustiças sociais.

Palabras clave : Racionalidade Moderna; Ética; Estética.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )