SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.7 número2Ética y estética en formación humana índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Exitus

versión On-line ISSN 2237-9460

Resumen

ARAUJO, Helena de Lima Marinho Rodrigues  y  ANDRADE, Francisca Rejane Bezerra. O trabalho da equipe multidisciplinar da assistência estudantil no IFCE - campus Fortaleza/CE. Rev. Exitus [online]. 2017, vol.7, n.2, pp.350-377.  Epub 17-Mayo-2019. ISSN 2237-9460.  https://doi.org/10.24065/2237-9460.2017v7n2id317.

Este artigo é parte do Relatório de Pós-Doutorado realizado na Universidade Estadual do Ceará (UECE)72 72

“Educação superior, assistência estudantil e atuação docente: do direito social à efetivação de uma política pública no Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará- campus Fortaleza” se constituiu como um Projeto Piloto para alicerçar a pesquisa em conclusão desenvolvida pelo Grupo de Estudos e Pesquisas em Políticas Públicas e Exclusão Social (GEPPES), coordenado pela profa. Dra. Francisca Rejane Bezerra Andrade (também supervisora do estágio Pós-Doutoral), abrange os Institutos de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) de Canindé, Crateús, Maracanaú, Limoeiro do Norte, Juazeiro do Norte e Fortaleza. Teve como objetivo geral analisar as potencialidades e limites do processo de democratização do Ensino Superior para o êxito dos estudantes dos cursos de graduação do IFCE - campus Fortaleza, contemplados com a assistência estudantil, no seu acesso e permanência no mercado de trabalho cearense, considerando ainda a ação docente nesse processo.

, finalizado em agosto de 2016. O objetivo desse estudo foi compreender aspectos sobre o trabalho da equipe multidisciplinar da Assistência Estudantil do Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) - campus Fortaleza. É um estudo qualitativo e foram utilizados o depoimento de membros da gestão, bem como as entrevistas semiestruturadas com a assistente social, a pedagoga e a psicóloga. Os resultados sinalizaram que a ausência de uma Controladoria de Assistência Estudantil, falta de integração da equipe, quadro restrito de funcionários e orçamento insuficiente dificultam o trabalho da equipe multidisciplinar.

Palabras clave : Assistência Estudantil; Equipe Multidisciplinar; IFCE.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )