SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.7 número3EXPERIENCIAS EN ENSEÑANZA DE LA FÍSICA: un análisis epistemológicoConcepciones matemáticas que forjan el ensino médio programa nova EJA índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Exitus

versión On-line ISSN 2237-9460

Resumen

REISDOEFER, Deise Nivia; TEIXEIRA, Eliana Maria Mallmann  y  RAMOS, Maurivan Güntzel. A INFLUÊNCIA DA RELAÇÃO PROFESSOR-ESTUDANTE NA APRENDIZAGEM DISCENTE: percepções de professores de Ciências e Matemática. Rev. Exitus [online]. 2017, vol.7, n.3, pp.64-87.  Epub 21-Mayo-2019. ISSN 2237-9460.  https://doi.org/10.24065/2237-9460.2017v7n3id349.

Este artigo tem por objetivo identificar e compreender as concepções de professores da área de Ciências da Natureza e Matemática acerca da influência da relação entre professor e estudantes sobre a aprendizagem. Foram coletados depoimentos de 17 professores integrantes de um Programa de Pós-Graduação na referida área. A Análise Textual Discursiva originou três resultados: a relação entre professor e estudante influencia na aprendizagem discente; as atitudes dos estudantes influenciam na sua aprendizagem; a atitudes do professor contribuem para a aprendizagem dos estudantes. Foi possível constatar que os participantes da investigação entendem que a afetividade e a boa relação entre professor e estudantes favorecem significativamente a aprendizagem dos estudantes. Os professores enfatizam a necessidade de atitudes dos estudantes como a confiança, a autodisciplina intelectual e o compromisso como favorecedoras da aprendizagem.

Palabras clave : Relação professor-estudante; Afetividade; Aprendizagem em Ciências e Matemática.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )