SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.7 número3EXPERIMENTOS NO ENSINO DE FÍSICA: um olhar de viés epistemológicoConcepções de matemática que forjam o ensino médio programa nova EJA índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Exitus

versão On-line ISSN 2237-9460

Resumo

REISDOEFER, Deise Nivia; TEIXEIRA, Eliana Maria Mallmann  e  RAMOS, Maurivan Güntzel. A INFLUÊNCIA DA RELAÇÃO PROFESSOR-ESTUDANTE NA APRENDIZAGEM DISCENTE: percepções de professores de Ciências e Matemática. Rev. Exitus [online]. 2017, vol.7, n.3, pp.64-87.  Epub 21-Maio-2019. ISSN 2237-9460.  https://doi.org/10.24065/2237-9460.2017v7n3id349.

Este artigo tem por objetivo identificar e compreender as concepções de professores da área de Ciências da Natureza e Matemática acerca da influência da relação entre professor e estudantes sobre a aprendizagem. Foram coletados depoimentos de 17 professores integrantes de um Programa de Pós-Graduação na referida área. A Análise Textual Discursiva originou três resultados: a relação entre professor e estudante influencia na aprendizagem discente; as atitudes dos estudantes influenciam na sua aprendizagem; a atitudes do professor contribuem para a aprendizagem dos estudantes. Foi possível constatar que os participantes da investigação entendem que a afetividade e a boa relação entre professor e estudantes favorecem significativamente a aprendizagem dos estudantes. Os professores enfatizam a necessidade de atitudes dos estudantes como a confiança, a autodisciplina intelectual e o compromisso como favorecedoras da aprendizagem.

Palavras-chave : Relação professor-estudante; Afetividade; Aprendizagem em Ciências e Matemática.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )