SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.7 número3LA INFLUENCIA DE LA RELACIÓN PROFESORES-ESTUDIANTES EN EL APRENDIZAJE: percepción de profesores de Ciencia y MatemáticaInvestigación de las prácticas de enseñanza de química en la secundaria y la percepción de los educadores y estudiantes sobre la formación del individuo en una perspectiva ciudadana índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Exitus

versión On-line ISSN 2237-9460

Resumen

ANDRADE, Eliane Lopes Werneck de  y  FANTINATO, Maria Cecilia de Castello Branco. Concepções de matemática que forjam o ensino médio programa nova EJA. Rev. Exitus [online]. 2017, vol.7, n.3, pp.88-114.  Epub 21-Mayo-2019. ISSN 2237-9460.  https://doi.org/10.24065/2237-9460.2017v7n3id350.

Este artigo apresenta parte dos resultados de uma dissertação de mestrado, defendida em 2016, na qual, buscou-se discutir como são vivenciados os processos de aprendizagem em matemática no Ensino Médio no Programa NOVA EJA. O contexto em que esses processos se dão é a politica pública, de aceleração e aprendizagem, denominada NOVA EJA, implementada no Rio de Janeiro desde 2013. Para isso, pesquisamos se e como a metodologia do programa promove a valorização de saberes matemáticos experienciais, advindos das práticas sociais dos alunos. O objetivo deste artigo é analisar as concepções de matemática que permeiam o material digital do programa. Estudos teóricos em Educação e Educação Matemática fundamentaram a pesquisa qualitativa, que ampliou, nosso olhar sobre os discursos contidos nos documentos oficiais e nas políticas educacionais, direcionadas às pessoas jovens e adultas. Também foram realizadas observações em aulas de Matemática deste programa, em uma escola estadual, assim como entrevistas com cinco alunos. A análise dos dados permitiu deduzir que a concepção que perpassa o método de ensino oferecido, inclusive, no material disponibilizado aos docentes e discentes, pode levar os professores a pensar os alunos do programa de modo infantilizado e como sujeitos marginalizados das próprias práticas sociais.

Palabras clave : EJA; Educação Matemática; Política educacional.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )