SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.7 número3A INFLUÊNCIA DA RELAÇÃO PROFESSOR-ESTUDANTE NA APRENDIZAGEM DISCENTE: percepções de professores de Ciências e MatemáticaInvestigação das práticas de ensino de química no ensino médio e a percepção dos educadores e estudantes sobre a formação do indivíduo em uma perspectiva cidadã índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Exitus

versão On-line ISSN 2237-9460

Resumo

ANDRADE, Eliane Lopes Werneck de  e  FANTINATO, Maria Cecilia de Castello Branco. Concepções de matemática que forjam o ensino médio programa nova EJA. Rev. Exitus [online]. 2017, vol.7, n.3, pp.88-114.  Epub 21-Maio-2019. ISSN 2237-9460.  https://doi.org/10.24065/2237-9460.2017v7n3id350.

Este artigo apresenta parte dos resultados de uma dissertação de mestrado, defendida em 2016, na qual, buscou-se discutir como são vivenciados os processos de aprendizagem em matemática no Ensino Médio no Programa NOVA EJA. O contexto em que esses processos se dão é a politica pública, de aceleração e aprendizagem, denominada NOVA EJA, implementada no Rio de Janeiro desde 2013. Para isso, pesquisamos se e como a metodologia do programa promove a valorização de saberes matemáticos experienciais, advindos das práticas sociais dos alunos. O objetivo deste artigo é analisar as concepções de matemática que permeiam o material digital do programa. Estudos teóricos em Educação e Educação Matemática fundamentaram a pesquisa qualitativa, que ampliou, nosso olhar sobre os discursos contidos nos documentos oficiais e nas políticas educacionais, direcionadas às pessoas jovens e adultas. Também foram realizadas observações em aulas de Matemática deste programa, em uma escola estadual, assim como entrevistas com cinco alunos. A análise dos dados permitiu deduzir que a concepção que perpassa o método de ensino oferecido, inclusive, no material disponibilizado aos docentes e discentes, pode levar os professores a pensar os alunos do programa de modo infantilizado e como sujeitos marginalizados das próprias práticas sociais.

Palavras-chave : EJA; Educação Matemática; Política educacional.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )