SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.7 issue3Mathematical conceptions that forge the ensino médio programa nova EJAPerceptions about preliminary knowledge in the years initial and possible pathways author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Exitus

On-line version ISSN 2237-9460

Abstract

LIMA, Jean Paulo Loiola; SAWITZKI, Maristela Cortez  and  PESSANO, Edward Frederico Castro. Investigação das práticas de ensino de química no ensino médio e a percepção dos educadores e estudantes sobre a formação do indivíduo em uma perspectiva cidadã. Rev. Exitus [online]. 2017, vol.7, n.3, pp.115-145.  Epub May 21, 2019. ISSN 2237-9460.  https://doi.org/10.24065/2237-9460.2017v7n3id351.

O trabalho investigou a abordagem e as práticas de ensino de química nos terceiros anos do ensino médio da rede pública estadual na cidade de Uruguaiana na perspectiva da formação da cidadania. Inicialmente apresenta-se o lastro teórico de pesquisadores que se debruçaram sobre a possibilidade do ensino de ciências extrapolar a visão conteudista e tecnicista na formação do egresso, capacitando-o para tomadas de decisões em temas tangentes à química, presentes em nossa realidade. Considera-se sobre um espectro mais amplo, o compromisso do desenvolvimento ético, que ultrapasse as fronteiras do conteúdo, sendo dever do professor de maneira geral, neste sentido o trabalho trata como esse pensar ético pode ser conduzido na prática docente. A investigação tem caráter exploratório quantitativo e qualitativo e foi desenvolvida no primeiro semestre de 2017. Delimitando-se ao escopo, foi discutido se a abordagem conceitual do professor de química nos terceiros anos se relaciona com o discurso ético, compromissado com formação cidadã e com os valores coletivos. Desta forma, foram trazidos questionamentos à ética de valores individualistas, tendo como alternativa a promoção da igualdade para com as pessoas e o compromisso com a cidadania. Observou-se a partir da abordagem de temas que capacitem o sujeito a influenciar na realidade e atuar como vetor da busca de uma comunidade humanista e fraterna. Contudo, o trabalho demonstra que muito ainda é necessário avançar para que o ensino de química adote uma postura que contemple tanto a formação cognitiva dos sujeitos quanto a sua contribuição na formação cidadã.

Keywords : Cidadania; Ensino de Química; Formação docente.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )