SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.7 issue3Research on the teaching practices of chemistry in high school and the perception of educators and students on formation in the social perspectiveTHE EVOLUTION THEORY TEACHING IN PUBLIC SCHOOLS NETWORK: analysis of the science teachers’ perception in elementary school author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Exitus

On-line version ISSN 2237-9460

Abstract

MADRUGA, Zulma Elizabete de Freitas; GALLON, Mônica da Silva  and  SILVA, Carla Melo da. Percepções sobre os conhecimentos prévios em matemática nos anos iniciais e possíveis caminhos. Rev. Exitus [online]. 2017, vol.7, n.3, pp.146-171.  Epub May 21, 2019. ISSN 2237-9460.  https://doi.org/10.24065/2237-9460.2017v7n3id352.

Esse artigo tem por objetivo analisar como um grupo de estudantes de Pedagogia na modalidade EaD de uma Universidade privada do Sul do Brasil compreende os conhecimentos prévios em Matemática nos anos iniciais, e possíveis estratégias para seu mapeamento. A investigação teve por base 83 respostas para um questionamento proposto em um fórum online, integrante de uma disciplina do referido curso. Os depoimentos foram voluntários, sem qualquer tipo de avaliação. Tratando-se de uma pesquisa qualitativa, dessas respostas foi realizada a Análise Textual Discursiva, resultando em duas categorias emergentes: valorização dos conhecimentos prévios e utilização de jogos e outros materiais concretos como facilitadores da aprendizagem. A investigação apontou a importância do diagnóstico para identificar os conhecimentos de Matemática pré-existentes nas crianças, a relevância do professor refletir sobre o que dados obtidos no diagnóstico inicial e sobre a sua prática de sala de aula, para que nesse processo de ação reflexão, contemple as necessidades de aprendizagem dos estudantes. Os resultados também sugerem a utilização de jogos e materiais concretos como facilitadores da aprendizagem e na construção do diagnóstico.

Keywords : Educação Matemática; Anos iniciais; Conhecimentos prévios.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )