SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.7 número3Investigação das práticas de ensino de química no ensino médio e a percepção dos educadores e estudantes sobre a formação do indivíduo em uma perspectiva cidadãO ENSINO DA TEORIA DA EVOLUÇÃO EM ESCOLAS DA REDE PÚBLICA DE SENHOR DO BONFIM: análise da percepção dos professores de Ciências do Ensino Fundamental II índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Exitus

versão On-line ISSN 2237-9460

Resumo

MADRUGA, Zulma Elizabete de Freitas; GALLON, Mônica da Silva  e  SILVA, Carla Melo da. Percepções sobre os conhecimentos prévios em matemática nos anos iniciais e possíveis caminhos. Rev. Exitus [online]. 2017, vol.7, n.3, pp.146-171.  Epub 21-Maio-2019. ISSN 2237-9460.  https://doi.org/10.24065/2237-9460.2017v7n3id352.

Esse artigo tem por objetivo analisar como um grupo de estudantes de Pedagogia na modalidade EaD de uma Universidade privada do Sul do Brasil compreende os conhecimentos prévios em Matemática nos anos iniciais, e possíveis estratégias para seu mapeamento. A investigação teve por base 83 respostas para um questionamento proposto em um fórum online, integrante de uma disciplina do referido curso. Os depoimentos foram voluntários, sem qualquer tipo de avaliação. Tratando-se de uma pesquisa qualitativa, dessas respostas foi realizada a Análise Textual Discursiva, resultando em duas categorias emergentes: valorização dos conhecimentos prévios e utilização de jogos e outros materiais concretos como facilitadores da aprendizagem. A investigação apontou a importância do diagnóstico para identificar os conhecimentos de Matemática pré-existentes nas crianças, a relevância do professor refletir sobre o que dados obtidos no diagnóstico inicial e sobre a sua prática de sala de aula, para que nesse processo de ação reflexão, contemple as necessidades de aprendizagem dos estudantes. Os resultados também sugerem a utilização de jogos e materiais concretos como facilitadores da aprendizagem e na construção do diagnóstico.

Palavras-chave : Educação Matemática; Anos iniciais; Conhecimentos prévios.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )