SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.7 número3ENSEÑANZA DE LA TEORÍA EVOLUCIÓN EN LAS ESCUELAS DE LA RED PÚBLICA DE SENHOR DO BONFIM-BA: análisis de la percepción de la ciencia maestros primaria IIEDUCACION DEL CAMPO Y DESAFÍOS AMAZÓNICOS: el PRONERA en el Estado de Amapá índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Exitus

versión On-line ISSN 2237-9460

Resumen

SILVA, Cristiane Alves da; OLIVEIRA, Diene da Silva  y  REIS, Sônia Maria Alves de Oliveira. CURRÍCULO: a teia dos arranjos sociais na educação de jovens e adultos. Rev. Exitus [online]. 2017, vol.7, n.3, pp.197-222.  Epub 21-Mayo-2019. ISSN 2237-9460.  https://doi.org/10.24065/2237-9460.2017v7n3id354.

O presente trabalho tem como problemática investigativa o seguinte questionamento: como o currículo escolar pode influenciar ou ser determinante na inclusão e/ou na exclusão dos educandos que precisam de Atendimento Educacional Especializado (AEE) na Educação de Jovens e Adultos (EJA)? Alguns dos objetivos de pesquisa são: destacar as teorias que versam sobre o currículo e suas contribuições para a compreensão da dinâmica curricular na Educação de Jovens e Adultos; perceber, por meio da análise do currículo formal e ação, os conteúdos que fortalecem a relação entre currículo e poder; identificar, mediante o currículo escolar, como ocorre (ou não) o processo de inclusão dos educandos com necessidades de AEE. Fez-se uma pesquisa de campo, com abordagem qualitativa, em uma escola da rede municipal de Ensino que oferta a Educação de Jovens e Adultos nos turnos vespertino e noturno. Os instrumentos de coleta de dados constituíram-se em entrevista semiestruturada, questionário, análise documental e observação das práticas pedagógicas nos espaços e nos tempos da sala de aula. Conclui-se que as dificuldades de aprendizagem que os jovens da turma de EJA possuem provavelmente não serão superadas se as práticas pedagógicas dos professores e a forma como estes concebem o currículo (formal e ação) não forem repensadas. Os dados mostram que os jovens da EJA questionam o currículo e pedem uma reconfiguração curricular que atenda a suas particularidades para aprender.

Palabras clave : Currículo; Educação Especial; Educação de Jovens e Adultos.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )