SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.7 issue3COUNTRYSIDE EDUCATION AND AMAZON CHALLENGES: the PRONERA in State AmapáA JOURNEY BY MARKS INVISIBLE VIOLENCE IN A PUBLIC SCHOOL AMAZON author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Exitus

On-line version ISSN 2237-9460

Abstract

COSTA, Maria Raimunda Santos da. CONTEXTUALIZANDO EXPANSÃO E INTERIORIZAÇÃO NO CAMPO DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA. Rev. Exitus [online]. 2017, vol.7, n.3, pp.250-276.  Epub May 21, 2019. ISSN 2237-9460.  https://doi.org/10.24065/2237-9460.2017v7n3id356.

No estudo buscou-se analisar como os fenômenos expansão e interiorização são percebidos no Campo da Educação e como têm influenciado na Educação Superior Pública Brasileira. Seu conteúdo compõe parte da Tese de Doutorado (2010-2014), pertinente à pesquisa bibliográfica desenvolvida para fundamentar as análises realizadas. Expansão e interiorização são fenômenos presentes e observados em todas as sociedades humanas, estando presentes na estrutura organizacional interna e externa das diferentes organizações e instituições sociais. No campo da educação, tratam-se de movimentos presenciados tanto no sistema educacional como um todo, quanto em cada parte de sua composição. Têm servido à busca por educação escolarizada em todos os níveis, ocorrendo em lugares e contextos diferentes, produzindo efeitos ao mesmo tempo comuns, diferenciados e diferenciadores. A interiorização da educação superior pública, em alguns lugares do país, ainda hoje, representa a única possibilidade de cidadãos e trabalhadores poderem cursar uma graduação.

Keywords : Expansão; Interiorização; Educação Superior.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )