SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.7 número3UM PERCURSO PELAS MARCAS INVISÍVEIS DA VIOLÊNCIA EM UMA ESCOLA PÚBLICA AMAZÔNICAA ATUALIDADE DA EDUCAÇÃO FREIREANA índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Exitus

versão On-line ISSN 2237-9460

Resumo

RODRIGUES, Ana Paula Teixeira de Amorin  e  SANTOS, Valdenildo dos. INTERFACE METACOGNIÇÃO E SEMIÓTICA PARA A LEITURA DE TEXTOS SINCRÉTICOS. Rev. Exitus [online]. 2017, vol.7, n.3, pp.309-346.  Epub 21-Maio-2019. ISSN 2237-9460.  https://doi.org/10.24065/2237-9460.2017v7n3id358.

Por meio de pesquisa realizada junto a 59 alunos do 8º ano de duas escolas públicas de Três Lagoas, Mato Grosso do Sul, descobriu-se que o gênero textual preferido foram as Histórias em Quadrinhos. Portanto, foi selecionada uma HQ da turma da Mônica, cujo autor Maurício de Sousa faz uma crítica à economia do país e pedido que os alunos escrevessem uma primeira interpretação de forma livre sobre o que entenderam do texto. O material coletado serviu de base para a comprovação das hipóteses de que havia problemas de falta de motivação, leitura crítica e escrita de acordo com a norma padrão. Diante do quadro, foi elaborado um plano de ação com exercícios sobre metacognição (FLAVEL, 1979, SOLÉ, 1998), atividades inspiradas em sequência didática (DOLZ, NOVERRAZ & SCHNEUWLY, 2004), que contemplaram os níveis de leituras propostos pela semiótica francesa (GREIMAS E SEUS DISCÍPULOS), num processo de correção-interativa (RUIZ, 2015) e reescrita da escrita para a escrita (MARCUSCHI, 2010). São apresentados, portanto, aqui, a utilização da semiótica sincrética e sua importância como ferramenta para a abertura da percepção quanto ao sentido de enunciados que acoplam a linguagem verbal e não verbal, parte englobante de dissertação de mestrado defendida em 2016.

Palavras-chave : Leitura Crítica; Semiótica Sincrética; Histórias em Quadrinhos.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )