SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.7 issue3THE TOPICALITY OF PAULO FREIRE'S EDUCATIONIDENTITY, CONDITIONS OF WORK AND PROFESSIONAL REALIZATION OF THE TEACHER THAT SERVES THE STUDENT WITH DEFICIENCY IN THE INTERIOR OF THE PARAENSE AMAZON author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Exitus

On-line version ISSN 2237-9460

Abstract

NEVES, Josélia Gomes; OLIVEIRA, Ana Paula Salgado Beleza de  and  SANTOS, Gisele Caroline Nascimento dos. AVALIAÇÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: acompanhamento e instrumentos de registros. Rev. Exitus [online]. 2017, vol.7, n.3, pp.374-400.  Epub May 21, 2019. ISSN 2237-9460.  https://doi.org/10.24065/2237-9460.2017v7n3id360.

O presente estudo apresenta reflexões sobre a avaliação da aprendizagem na última fase da Educação Infantil, a pré-escolar II. Foi desenvolvido a partir das concepções de avaliação descritas em documentos oficiais além de abordagem teórica fundamenta nas contribuições de pesquisadores que se dedicam à temática, tais como Hoffmann (1993; 1994; 2012), Bassedas, Huguet e Solé (1999), Fernandes (2007), Micarelli (2010), Rosemberg (2012) dentre outros. Foi possível observar a importância da avaliação mediadora para essa primeira etapa da Educação Básica, compreendendo-a como recurso para que os docentes tenham uma visão ampla dos processos de desenvolvimento e de aprendizagem da criança como suporte para realizar suas propostas de atividades e verificar como seus alunos as realizam. O estudo destaca que na educação infantill os docentes podem registrar momentos diários para aperfeiçoar e até mesmo criar novas situações de aprendizagens, além da construção de um relatório das atividades propostas que servirá para acompanhamento do desenvolvimento individual do aluno tanto para apresentar aos familiares quanto para os próprios professores e para as trasições.

Keywords : Avaliação; Educação Infantil; Desenvolvimento infantil.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )