SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.7 número3LA ACTUALIDAD DE LA EDUCACIÓN FREIREANAIDENTIDAD, CONDICIONES DE TRABAJO Y REALIZACIÓN PROFESIONAL DEL PROFESOR QUE ATIENDE AL ALUMNO CON DEFICIENCIA EN EL INTERIOR DE LA AMAZONÍA PARAENSE índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Exitus

versión On-line ISSN 2237-9460

Resumen

NEVES, Josélia Gomes; OLIVEIRA, Ana Paula Salgado Beleza de  y  SANTOS, Gisele Caroline Nascimento dos. AVALIAÇÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: acompanhamento e instrumentos de registros. Rev. Exitus [online]. 2017, vol.7, n.3, pp.374-400.  Epub 21-Mayo-2019. ISSN 2237-9460.  https://doi.org/10.24065/2237-9460.2017v7n3id360.

O presente estudo apresenta reflexões sobre a avaliação da aprendizagem na última fase da Educação Infantil, a pré-escolar II. Foi desenvolvido a partir das concepções de avaliação descritas em documentos oficiais além de abordagem teórica fundamenta nas contribuições de pesquisadores que se dedicam à temática, tais como Hoffmann (1993; 1994; 2012), Bassedas, Huguet e Solé (1999), Fernandes (2007), Micarelli (2010), Rosemberg (2012) dentre outros. Foi possível observar a importância da avaliação mediadora para essa primeira etapa da Educação Básica, compreendendo-a como recurso para que os docentes tenham uma visão ampla dos processos de desenvolvimento e de aprendizagem da criança como suporte para realizar suas propostas de atividades e verificar como seus alunos as realizam. O estudo destaca que na educação infantill os docentes podem registrar momentos diários para aperfeiçoar e até mesmo criar novas situações de aprendizagens, além da construção de um relatório das atividades propostas que servirá para acompanhamento do desenvolvimento individual do aluno tanto para apresentar aos familiares quanto para os próprios professores e para as trasições.

Palabras clave : Avaliação; Educação Infantil; Desenvolvimento infantil.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )