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Revista Exitus

versão On-line ISSN 2237-9460

Resumo

OLIVEIRA, Lídia Alves de  e  HELOANI, José Roberto. IDENTIDADE, CONDIÇÕES DE TRABALHO E REALIZAÇÃO PROFISSIONAL DO PROFESSOR QUE ATENDE O ALUNO COM DEFICIÊNCIA NO INTERIOR DA AMAZÔNIA PARAENSE. Rev. Exitus [online]. 2017, vol.7, n.3, pp.401-426.  Epub 21-Maio-2019. ISSN 2237-9460.  https://doi.org/10.24065/2237-9460.2017v7n3id361.

O presente artigo é resultado de uma investigação, cuja temática trata sobre identidade, condições de trabalho e realização profissional do professor que atende o aluno com deficiência no Interior da Amazônia Paraense. A pesquisa teve como objetivo, compreender as condições de trabalho do professor que atende o aluno com deficiência, em escola regular, na Amazônia Paraense e a relação com a constituição identitária desse docente. A coleta de dados foi realizada com cinco professoras, através da técnica de Grupo Focal. Ciampa (2005), Dejours (1992), Goffmann (1979), Habermas (1990), Heloani (1994), Loureiro (2013), Fernandes (2014) e Oliveira (2016) são os principais referenciais teóricos que apoiaram a discussão e análise da empiria. Conforme o depoimento das informantes ficou claro que as mesmas se sentem realizadas tanto no plano pessoal quanto profissional, em que pese todas as intempéries impostas pelo neoliberalismo e as dificuldades naturais, políticas, econômicas e sociais amazônicas.

Palavras-chave : Identidade; Trabalho Docente; Amazônia Paraense.

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