SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.7 número3IDENTIDAD, CONDICIONES DE TRABAJO Y REALIZACIÓN PROFESIONAL DEL PROFESOR QUE ATIENDE AL ALUMNO CON DEFICIENCIA EN EL INTERIOR DE LA AMAZONÍA PARAENSE índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Exitus

versión On-line ISSN 2237-9460

Resumen

CRUZ, Juan Carlos Rodríguez; BEZERRA NETO, Luiz  y  MARTINEZ, Carlos Antonio Córdova. ORIGEM E EVOLUÇÃO DO TERMO GUAJIRO. Rev. Exitus [online]. 2017, vol.7, n.3, pp.427-440.  Epub 21-Mayo-2019. ISSN 2237-9460.  https://doi.org/10.24065/2237-9460.2017v7n3id362.

O texto discute os principais aspectos da família linguística arahuaca, uma língua que segundo Bartolomeu de Las Casas com suas muitas variantes era amplamente falada em toda a América quando da chegada dos espanhóis nesse território, sobretudo, na área em que se situa hoje, o território cubano, embora se espalhe desde o sul até o norte da América. Destacamos o fato de que tanto as línguas castelhanas quanto outras línguas aqui utilizadas se apropriaram de muitas palavras das línguas indígenas, sobretudo as de tronco Arawak, como exemplo, temos a palavra Guajiro cujo significado designa uma posição social que significa cacique em Tierra Firme. As contribuições das línguas indigenas na formação de palavras e nomes da nossa flora e faunas são enormes, assim, trazemos um pouco destas contribuições, sobretudo para compreendermos sua importância para o campesinato na América Latina. Além disso, destacamos o som de alguns prefixos de palavras como “gua” que tendo origens diferentes é usada frequentemente na América Latina ou África do Norte.

Palabras clave : Língua arahuaca; Contribuição das línguas indígenas; Formação de palavras.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Español     · Español ( pdf )