SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.7 número3IDENTIDADE, CONDIÇÕES DE TRABALHO E REALIZAÇÃO PROFISSIONAL DO PROFESSOR QUE ATENDE O ALUNO COM DEFICIÊNCIA NO INTERIOR DA AMAZÔNIA PARAENSE índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Exitus

versão On-line ISSN 2237-9460

Resumo

CRUZ, Juan Carlos Rodríguez; BEZERRA NETO, Luiz  e  MARTINEZ, Carlos Antonio Córdova. ORIGEM E EVOLUÇÃO DO TERMO GUAJIRO. Rev. Exitus [online]. 2017, vol.7, n.3, pp.427-440.  Epub 21-Maio-2019. ISSN 2237-9460.  https://doi.org/10.24065/2237-9460.2017v7n3id362.

O texto discute os principais aspectos da família linguística arahuaca, uma língua que segundo Bartolomeu de Las Casas com suas muitas variantes era amplamente falada em toda a América quando da chegada dos espanhóis nesse território, sobretudo, na área em que se situa hoje, o território cubano, embora se espalhe desde o sul até o norte da América. Destacamos o fato de que tanto as línguas castelhanas quanto outras línguas aqui utilizadas se apropriaram de muitas palavras das línguas indígenas, sobretudo as de tronco Arawak, como exemplo, temos a palavra Guajiro cujo significado designa uma posição social que significa cacique em Tierra Firme. As contribuições das línguas indigenas na formação de palavras e nomes da nossa flora e faunas são enormes, assim, trazemos um pouco destas contribuições, sobretudo para compreendermos sua importância para o campesinato na América Latina. Além disso, destacamos o som de alguns prefixos de palavras como “gua” que tendo origens diferentes é usada frequentemente na América Latina ou África do Norte.

Palavras-chave : Língua arahuaca; Contribuição das línguas indígenas; Formação de palavras.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Espanhol     · Espanhol ( pdf )