SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.8 número1LÍMITES Y DESAFÍOS DE LA GESTIÓN DEMOCRÁTICA EN LA ESCUELA PÚBLICA: un estudio del sertón alagoanoDIVERSIDAD Y GESTIÓN DEMOCRÁTICA EN EL CONTEXTO EDUCATIVO índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Exitus

versión On-line ISSN 2237-9460

Resumen

SANTOS, Isabela Macena dos  y  PRADO, Edna Cristina do. ENTRE A ELEIÇÃO E A INDICAÇÃO POLÍTICA: as relações de poder no cotidiano do gestor escolar. Rev. Exitus [online]. 2018, vol.8, n.1, pp.59-86.  Epub 23-Mayo-2019. ISSN 2237-9460.  https://doi.org/10.24065/2237-9460.2018v8n1id390.

Este artigo apresenta os resultados de uma pesquisa de mestrado que teve como objetivo analisar diferenças e semelhanças das relações de poder presentes no cotidiano de gestores escolares com cargos providos por indicação político-partidária e eleição direta da comunidade. A metodologia utilizada foi a pesquisa qualitativa com utilização de observação, entrevistas semiestruturadas e grupo focal com a equipe gestora de seis escolas municipais de Alagoas. O estudo está referenciado em Cruz Neto (2013; 2014), Foucault (2009; 1979), Lück (2005; 2007), Mendonça (2001), Paro (2003), Verçosa (2006), dentre outros estudiosos. Os dados analisados permitem afirmar que o cotidiano das escolas pesquisadas tanto nas com eleição como nas com indicação apresentam, ainda que em graus diferenciados, marcas da interferência político-partidária na gestão, demonstrando a necessidade de um maior fortalecimento dos mecanismos de gestão democrática.

Palabras clave : Gestão Democrática; Relações de poder; Provimento do cargo de gestor escolar.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )