SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.8 issue1DIVERSITY AND DEMOCRATIC MANAGEMENT IN THE EDUCATIONAL CONTEXTTHE FREE SCHOOL PROGRAM IN ALAGOAS, THE CRISIS OF ACCUMULATION OF CAPITAL AND THE STRENGTHENING OF THE RIGHT BRAZILIAN POLITICS author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Exitus

On-line version ISSN 2237-9460

Abstract

FONSECA, Dora Maria Ramos. POLÍTICAS DE IGUALDADE DE GÉNERO: uma reflexão a partir de um estudo sobre manuais escolares. Rev. Exitus [online]. 2018, vol.8, n.1, pp.112-140.  Epub May 23, 2019. ISSN 2237-9460.  https://doi.org/10.24065/2237-9460.2018v8n1id392.

O estudo, de natureza exploratória, que apresentamos neste trabalho incidiu sobre quatro manuais escolares da disciplina de Estudo do Meio, destinados ao primeiro ano de escolaridade do ensino básico, pertencentes a editoras distintas. Procurámos perceber as representações de género privilegiando a técnica da análise da imagem presente nos manuais escolares quer numa abordagem quantitativa, quer numa abordagem qualitativa. Para análise das imagens foram tidas em conta categorias definidas a priori. O estudo revelou a transmissão de modelos estereotipados de mulheres e de homens sendo-lhes atribuídas caraterísticas físicas e psicológicas que seguem, de muito perto, os modelos tradicionais de feminilidade e de masculinidade. As orientações internacionais e nacionais não têm conduzido a resultados efetivamente visíveis nos materiais pedagógicos destinados à escola, em particular nos manuais escolares. Apesar de o discurso político-normativo promover a igualdade de género, continuam a ser percetíveis, nos manuais escolares, desigualdade nas representações sociais de homem e de mulher. Este facto leva-nos a refletir, como temos vindo a fazer noutros trabalhos de investigação, sobre os impactos efetivos nos contextos, quando as mudanças são promovidas por decreto, numa lógica top-down. A vasta legislação sobre a matéria, recomendações e iniciativas de controle e avaliação não são suficientes para que se registem mudanças significativas. Este estudo exploratório mostra, pois, o questionamento sobre a razão da continuidade da transmissão de modelos estereotipados de género nos manuais escolares, contrariando as recomendações supranacionais e nacionais e legislação em vigor, em Portugal.

Keywords : Discurso político-normativo; Igualdade de género; Manuais escolares.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )