SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.8 issue1CURRICULUM AND INTERDISCIPLINARITY IN THE PEDAGOGICAL POLITICAL PROJECT OF PROEJAREFLECTIONS ON THE FORMATIVE TRAIL OF FUTURE MATH TEACHERS DURING THE SUPERVISED STAGE author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Exitus

On-line version ISSN 2237-9460

Abstract

SOUSA, Emerson Silva de; LARA, Isabel Cristina Machado  and  RAMOS, Maurivan Güntzel. CONCEPÇÕES DE MODELAGEM E A PESQUISA EM SALA DE AULA NA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA. Rev. Exitus [online]. 2018, vol.8, n.1, pp.250-275.  Epub May 23, 2019. ISSN 2237-9460.  https://doi.org/10.24065/2237-9460.2018v8n1id397.

Este artigo apresenta uma visão geral das principais concepções sobre Modelagem Matemática no contexto educacional como parte do processo de pesquisa em sala de aula. Objetiva investigar em uma abordagem teórica as convergências e divergências entre três concepções de Modelagem, e identificar o favorecimento do processo educativo pelo seu uso, levando em conta essas convergências e divergências. Para isso, são consideradas três publicações que apresentam de uma forma simplificada essas concepções. São elas: Modelagem Matemática na Educação em sua essência (BIEMBENGUT, 2014); Modelagem Matemática sob um olhar de Educação Matemática e suas implicações para a construção do conhecimento matemático em sala de aula (BURAK, 2010); e, Modelagem Matemática: O que é? Por que? Como? (BARBOSA, 2004). Identifica que as três publicações sinalizam convergência nos aspectos mais essenciais da utilização da Modelagem, propiciando assim, a integração desta com alguns aspectos da pesquisa em sala de aula, além de apontar uma aproximação das três concepções de Modelagem na Educação para um favorecimento dos processos ensino e aprendizagem de Matemática e de outras Ciências.

Keywords : Modelagem Matemática; Pesquisa em Sala de Aula; Educação Matemática.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )