SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.8 número1CONCEPÇÕES DE MODELAGEM E A PESQUISA EM SALA DE AULA NA EDUCAÇÃO MATEMÁTICAVISÕES SOBRE O SER HUMANO E AS PRÁTICAS DOCENTES NO ENSINO DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Exitus

versão On-line ISSN 2237-9460

Resumo

BACURY, Gerson Ribeiro  e  GONCALVES, Tadeu Oliver. REFLEXÕES SOBRE O PERCURSO FORMATIVO DE FUTUROS PROFESSORES DE MATEMÁTICA DURANTE O ESTÁGIO SUPERVISIONADO. Rev. Exitus [online]. 2018, vol.8, n.1, pp.276-304.  Epub 23-Maio-2019. ISSN 2237-9460.  https://doi.org/10.24065/2237-9460.2018v8n1id398.

Este artigo resulta das experiências formativas e constitutivas da pesquisa de doutorado intitulada “Práticas Investigativas na formação de futuros professores de Matemática”, defendida em 2017. Essa investigação teve como participantes os acadêmicos do curso de Licenciatura em Matemática, da Universidade Federal de Manaus (UFAM) e ocorreu no decurso da disciplina de Estágio Supervisionado, por meio de um grupo de estudos e pesquisas. A análise desenvolvida apresenta algumas reflexões sobre o percurso formativo de futuros professores de Matemática, os quais, durante a realização dessa disciplina, questionaram: Em que termos os futuros professores de Matemática veem as escolas e concebem suas práticas profissionais? Para tanto, objetivamos: Conhecer, a partir dos percursos formativos, os olhares dos futuros professores de Matemática quanto ao ambiente escolar e à sua conduta profissional porvir. O texto apresenta uma seção introdutória, abordando o percurso formativo do autor, com vistas às reflexões presentes no texto. Nas seções seguintes, são discutidos os aspectos teóricos, os caminhos metodológicos sob a égide da pesquisa colaborativa e as reflexões esquadrinhadas e pautadas nas informações recolhidas durante o processo da pesquisa, com base nos percursos formativos dos partícipes desse estudo, subsidiados pelas sessões reflexivas. Quanto aos resultados alcançados, evidenciou-se o fato dos futuros professores, em suas reflexões, destacarem as dificuldades que passam os estudantes na Educação Básica e, com isso, em sua atuação futura como professores de Matemática, procurar outros caminhos didáticos e metodológicos para ensinar a Matemática a seus estudantes.

Palavras-chave : Formação de professores de Matemática; Estágio Supervisionado; Pesquisa Colaborativa.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )