SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.8 número1REFLEXIONES SOBRE EL RECORRIDO DE FORMACIÓN DE FUTUROS PROFESORES DE MATEMÁTICAS DURANTE LA PRÁCTICA SUPERVISADALA VISIÓN DE LOS PRECEPTORES ACERCA DE LA RESIDENCIA MULTIPROFESIONAL CON FOCO EN LA ORTOPEDIA Y TRAUMATOLOGÍA EN EL INTERIOR DE LA AMAZONIA índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Exitus

versión On-line ISSN 2237-9460

Resumen

RAMOS, Karen Christina de Almeida Batista; FONSECA, Lana Claudia de Souza  y  GALIETA, Tatiana. VISÕES SOBRE O SER HUMANO E AS PRÁTICAS DOCENTES NO ENSINO DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA. Rev. Exitus [online]. 2018, vol.8, n.1, pp.305-331.  Epub 23-Ene-2018. ISSN 2237-9460.  https://doi.org/10.24065/2237-9460.2018v8n1id399.

O ensino sobre o Ser Humano tem sido, historicamente, reduzido ao ensino do corpo humano nas disciplinas escolares Ciências e Biologia. Neste artigo apresentamos uma investigação que buscou compreender de que forma as práticas docentes sobre Ser Humano se relacionam com as visões de professores de Ciências e Biologia sobre o Ser Humano, com o intuito de contribuir para a superação do enfoque fragmentado e mecanicista já tradicional. Além disso, procurou-se identificar quais os possíveis fatores podem interferir nas práticas docentes. Foram selecionados como sujeitos da pesquisa três professores egressos de um mesmo curso de licenciatura e atuantes em uma rede municipal de educação. Os dados foram coletados por meio de questionários e entrevistas semiestruturadas. As práticas docentes relatadas ressaltam a inclusão do cotidiano dos alunos, o uso de suas concepções prévias e a ampliação do diálogo em sala de aula em sintonia com a visão predominante de Ser Humano focada em aspectos biológicos, ainda que a visão cultural (que contemplam as dimensões histórica e social) e a visão filosófica fizessem parte do conjunto de concepções apresentadas pelos sujeitos da pesquisa. Quanto aos fatores que interferem nas práticas docentes aparecem o currículo, as avaliações e o comportamento dos alunos. Sinalizamos a necessidade do desdobramento do tema em novas investigações empíricas que contemplem outros cenários e perfis diversos de sujeitos.

Palabras clave : Ser Humano; Corpo Humano; Ensino de Ciências e Biologia.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )