SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.8 número1VISÕES SOBRE O SER HUMANO E AS PRÁTICAS DOCENTES NO ENSINO DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Exitus

versão On-line ISSN 2237-9460

Resumo

PEREIRA, Monique Natálle Silva; NASCIMENTO JUNIOR, Jorge Carlos Menezes  e  GALVAO, Edna Ferreira Coelho. A VISÃO DOS PRECEPTORES A RESPEITO DA RESIDÊNCIA MULTIPROFISSIONAL COM FOCO NA ORTOPEDIA E TRAUMATOLOGIA NO INTERIOR DA AMAZÔNIA. Rev. Exitus [online]. 2018, vol.8, n.1, pp.332-360.  Epub 23-Maio-2019. ISSN 2237-9460.  https://doi.org/10.24065/2237-9460.2018v8n1id400.

A nova constituição do conceito de saúde e de assistência à saúde baseada nos princípios da universalidade, integralidade, equidade, intersetorialidade, humanização do atendimento e participação social propostas pelo Sistema Único de Saúde têm requerido a reformulação da atuação dos diversos atores que compõem o quadro da atenção à saúde para que a assistência ao usuário seja pautada na atuação multiprofissional. A pesquisa busca avaliar a percepção sobre o processo de ensino aprendizagem desenvolvido no contexto da Ortopedia e Traumatologia entre preceptores inseridos na Residência Multiprofissional em Saúde na Atenção Integral em Traumatologia e Ortopedia. Trata-se de um estudo quantitativo, descritivo e transversal realizado com 29 preceptores através da aplicação de um questionário formulado pelos autores da pesquisa. Os dados foram tratados no Microsoft Excel Office 2013 e teste Qui-quadrado no Bioestat 5.3 com p≤0.05. Nos resultados, 72,4%; n=21 respondeu “Não” quando questionados se tiveram acesso ao Projeto Político Pedagógico (PPP) e a parcela de 93,1%; n=27 acreditam que a Residência está voltada para o fortalecimento dos princípios e diretrizes do SUS. Portanto, o processo de ensino aprendizagem da Residência Multiprofissional possui pontos positivos assim como algumas lacunas em sua estrutura que podem ser minimizadas através da organização e entrosamento entre a equipe envolvida no programa, para que o ensino e aprendizagem seja um instrumento de mudança na oferta de saúde de qualidade à comunidade.

Palavras-chave : Residência; Multiprofissional; Preceptores.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )