SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.8 issue2BLACK STUDENTS, RACISM AND AFFIRMATIVE ACTIONS IN HIGHER EDUCATIONTHE PROTAGONISM OF THE PEDAGOGICAL COORDINATOR IN TEACHER EDUCATION: experience in Early Childhood Education in Ji-Paraná-RO author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Exitus

On-line version ISSN 2237-9460

Abstract

MACIEL, Antônio Carlos. MARX E A POLITECNIA, OU: do princípio educativo ao princípio pedagógico. Rev. Exitus [online]. 2018, vol.8, n.2, pp.85-110.  Epub May 28, 2019. ISSN 2237-9460.  https://doi.org/10.24065/2237-9460.2018v8n2id530.

Este artigo tem por objetivo expor a trajetória epistemológica da definição do conceito de politecnia como princípio pedagógico e explicar porque é o fundamento determinante da educação integral politécnica. Analisa a concepção marxiana de educação comparando as versões em língua francesa, inglesa, portuguesa e brasileira (MARX, 1976, 1982, 1983, 1996), bem como algumas das mais importantes obras brasileiras sobre o tema (SAVIANI, 1989, 2003, 2007; KUENZER, 1989, 2005; FRIGOTTO, 2002, 2012; SOARES, 2000, 2004; LOMBARDI, 2008; SANFELICE, 1991; NOGUEIRA, 1990; NOSELLA, 2004, 2007, 2009), passando por Manacorda (2010) para demonstrar a importância, mas, ao mesmo tempo, os limites do conceito de trabalho como princípio educativo. O resultado do estudo aponta para a necessidade de: a) atualizar a concepção marxiana de educação; b) complementar o trabalho como princípio educativo com a politecnia como princípio pedagógico; c) operacionalizar a prática pedagógica pela formulação da politecnia como princípio pedagógico; d) demonstrar a educação integral politécnica, da educação infantil à universidade, como alternativa às propostas pedagógicas de educação escolar estatal.

Keywords : Politecnia; Princípio Educativo; Princípio Pedagógico.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )