SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.8 número2MARX E A POLITECNIA, OU: do princípio educativo ao princípio pedagógicoPERCEÇÃO, EXPRESSÃO E VALORIZAÇÃO DAS EMOÇÕES DAS CRIANÇAS NA EDUCAÇÃO PRÉ-ESCOLAR índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Exitus

versão On-line ISSN 2237-9460

Resumo

SILVA, Helen Maciel da; MACHADO, Ednéia Maria Azevedo  e  PACIFICO, Juracy Machado. O PROTAGONISMO DO COORDENADOR PEDAGÓGICO NA FORMAÇÃO DOCENTE: experiência na Educação Infantil em Ji-Paraná-RO. Rev. Exitus [online]. 2018, vol.8, n.2, pp.111-136.  Epub 28-Maio-2019. ISSN 2237-9460.  https://doi.org/10.24065/2237-9460.2018v8n2id531.

O estudo é resultado de observações feitas ao longo da execução do projeto de extensão da Universidade Federal de Rondônia em parceria com o município de Ji-Paraná/RO, no período de 2015 a 2017. Apresenta uma reflexão sobre o processo e o impacto dos resultados da formação continuada realizada com coordenadores pedagógicos e professores que atuam na Educação Infantil no Município de Ji-Paraná-RO. A metodologia utilizada foi análise dos registros dos encontros de formação, a avaliação final, bem como a observação da participação e dos relatos feitos pelas coordenadoras no espaço de formação. Os sujeitos da pesquisa foram quatorze coordenadoras pedagógicas que atuam na rede municipal. Utilizou-se como referencial teórico as contribuições de Alarcão (2001), Scarpa (1998), Hoffmann (2012), entre outros. Destaca a importância da implementação de um projeto de formação específico para os profissionais da Educação Infantil, bem como discute os caminhos percorridos neste processo no município de Ji-Paraná/RO. Os resultados apontam que a formação continuada para o coordenador pedagógico é de extrema importância, pois ele é o profissional responsável pela formação continuada dos professores no espaço escolar, bem como aquele que possibilita a qualidade das atividades pedagógicas.

Palavras-chave : Coordenador Pedagógico; Formação; Educação Infantil.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )