SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.8 issue2THE PROTAGONISM OF THE PEDAGOGICAL COORDINATOR IN TEACHER EDUCATION: experience in Early Childhood Education in Ji-Paraná-ROEDUCATIONAL EXPERIENCE OF KARAIWA TEACHERS IN MAPUERA INDIGENOUS VILLAGE, ORIXIMINA-PA author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Exitus

On-line version ISSN 2237-9460

Abstract

CAPELO, Maria Regina Teixeira Ferreira; VARELA, John Miguel Costa  and  SERRANO-DIAZ, Noemí. PERCEÇÃO, EXPRESSÃO E VALORIZAÇÃO DAS EMOÇÕES DAS CRIANÇAS NA EDUCAÇÃO PRÉ-ESCOLAR. Rev. Exitus [online]. 2018, vol.8, n.2, pp.137-162.  Epub May 28, 2019. ISSN 2237-9460.  https://doi.org/10.24065/2237-9460.2018v8n2id532.

A educação emocional é fundamental para a adaptação pessoal e social do indivíduo. Assim sendo, buscou-se por meio desta pesquisa adaptar a prova para avaliar a capacidade de perceber, expressar e valorizar emoções das crianças portuguesas na educação pré-escolar. Após equivalência semântica, operacional, conceptual e de itens, a prova foi respondida por 374 crianças. Os dados obtidos foram contrastados com critérios externos avaliados pelas representações das 26 educadoras de infância. Verificou-se maior número de acertos em relação à alegria e à tristeza na subescala perceção e expressão das emoções básicas com a escola privada a apresentar maior rendimento; que a perceção e valorização das emoções básicas aumenta em função da idade; que o género feminino apresenta maior performance na subescala perceção e valorização das emoções básicas; e relações significativas positivas entre as subescalas em análise e os critérios externos - adaptação, controlo, rendimento e aceitação, e correlações significativas negativas entre as subescalas e a conflitividade. A prova, embora em fase desenvolvimental, contribui para medir a adaptação pessoal e social das crianças portuguesas na etapa pré-escolar.

Keywords : Perceção Emocional; Valorização Emocional; Avaliação da Perceção Emocional.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )